
ARQUITETURA E DECORAÇÃO: ESTELA NETTO MOSTRA PROJETOS COMERCIAIS CHEIOS DE ESTILO
12 de julho de 2017 – 14:47Olá, leitores!
A coluna do mês de julho chega um pouquinho diferente das anteriores. Desta vez, vou falar de empreendedorismo e seus ambientes cheios de estilo. Seja pela busca de um trabalho que tenha um propósito ou simplesmente por necessidade, o fato é que o número de pessoas que buscam empreender vem, cada dia mais, aumentando.
Segundo o Sebrae, o número de empresas que vincularam ao simples nacional neste primeiro semestre aumentou 9% se comparado ao mesmo período de 2016. Em nosso escritório, temos acompanhado e participado desse movimento do mercado de perto, ajudando vários empreendedores a tirarem do papel o sonho do negócio próprio.
Dentre os mais variados tipos de negócios que ajudamos a concretizar ao longo desses 15 anos de escritório, dois tipos estão em grande evidência atualmente: as barbearias e os empórios gourmet. Atividades comerciais antigas, mas que – com a ajuda importantíssima da arquitetura – vem ganhando um novo fôlego, conquistando mais valor e sendo objeto de desejo de vários consumidores.
Tanto nas barbearias quanto nos empórios, a decoração contemporânea se mistura ao estilo vintage, proporcionando uma ambientação convidativa e acolhedora, indo totalmente na contramão da frieza e impessoalidade oferecida pela tecnologia e, por isso, tão almejada.
Na decoração desses espaços, a todo instante convidamos os clientes a terem novas experiências, novas sensações. Na Barbearia Torres, por exemplo, transportamos os clientes para as décadas de 1950 e 1960 através de uma decoração charmosa e elegante, em que elementos como tijolos aparentes, porcelanato com aspecto enferrujado e móveis de linhas retas são os grandes destaques.
Já os empórios gourmets, com suas lojas menores e encantadoras, satisfazem as demandas dos consumidores que querem, cada vez mais, um serviço personalizado. A decoração prima por uma simplicidade sofisticada, no qual o comprador é entrelaçado e induzido a curtir o momento, descobrindo outras possibilidades. A compra, assim, torna-se um momento prazeroso, de distração e envolvimento.
*Todos os ambientes que ilustram esta coluna são de autoria de Estela Netto
Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais de alto padrão. Saiba mais sobre ela no site estelanetto.com.br