CABELOS E CIA: SAIBA COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR

15 de maio de 2018 – 22:22

Olá, tudo bem?

Nesta coluna, vou falar sobre um assunto muito pedido pelas minhas clientes: o Cronograma Capilar; conhece?

A intenção deste cronograma é repor toda massa capilar e nutrientes perdidos no dia a dia, seja na exposição ao sol, água com cloro, água quente de chuveiro, uso excessivo de secador e chapinha etc. O importante é saber que o cabelo precisa sempre de cuidados para que possa haver uma resposta positiva do tratamento a longo prazo.

Para obter um resultado satisfatório o primeiro passo é identificar em qual aspecto seu cabelo se encaixa (opaco, ressecado, quebradiços e com frizz) e, a partir disso, montar o seu cronograma capilar – que tem três itens fundamentais: hidratação, reconstrução e nutrição (veja na tabela abaixo). Depois do tratamento completo, que dura um mês, pode-se fazer um cronograma personalizado, que atenda à necessidades mais específicas.

Clique para ampliar

Vamos entender como cada etapa funciona?

Hidratação

Este processo serve para repor a água dos fios. O produto mais indicado aqui é uma boa máscara de hidratação. O segredo é usar o que mais funciona para o seu cabelo. A dica é ler os rótulos com atenção, mas a maiorias das máscaras encontradas no mercado vão atender a esses requisitos.

A hidratação deve ser feita conforme as recomendações do fabricante, mas sempre nos cabelos limpos, e com o uso de uma touca para potencializar os resultados. Na hora de montar a sua agenda capilar, esse tipo de tratamento deve ser mais usado por quem tem cabelos ressecados.

Dica: receita caseira para hidratação

Uma receitinha que faz sucesso na internet com um ingrediente que você provavelmente tem na prateleira de casa: amido de milho. Misture algumas colheres do amido de milho com água (a quantidade irá depender da quantidade de cabelos) e aqueça até formar uma massa pastosa. Após lavar o cabelo com shampoo sem sal, retire o excesso de umidade, aplique seu creme de hidratação preferido e, por cima dele, coloque a pasta no cabelo. Deixe agir por 30 minutos e lave os fios com água até tirar toda a mistura.

Nutrição

A nutrição vai repor lipídios e nutrientes perdidos, por isso, o mais indicado para essa etapa são os óleos vegetais ricos em gorduras boas, antioxidantes e vitaminas. A melhor parte é que esse óleos podem ser comprados por um preço não muito elevado e duram bastante. Se o seu cabelo está poroso, muito volumoso ou com excesso de frizz, a etapa de nutrição apresentará bons resultados.

Os óleos que você pode usar na nutrição são azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de argan, óleo de semente de uva, óleo de linhaça, manteiga de karité, manteiga de manga, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu ou tutano.

Se você nunca utilizou esses óleos e manteigas, sugiro que aplique aos pouco, o segredo é passar o produto nos cabelos secos e deixar agir por cerca de duas horas (o tempo pode variar conforme o óleo usado). Depois, lave bem os fios para remover a oleosidade e finalize aplicando condicionador somente nas pontas.

Dica: receita caseira para nutrição

Coloque uma colher do óleo em um potinho e esquente por dois minutos no microondas. Depois, aplique aos poucos no cabelo seco ou semi sujo da raiz até as pontas com auxílio de um pente. Para ajudar na circulação e estimular o crescimento dos fios, faça massagens circulares no couro cabeludo por alguns minutos. O produto precisa agir por no mínimo duas horas, que é o necessário para que o fio obtenha todos os nutrientes.

Em seguida, enxágue os cabelos com água fria e lave duas vezes com shampoo específico para o seu tipo de fio. Aplique condicionador apenas nas pontinhas e depois enxague. Para finalizar, vale usar um bom creme para pentear, que facilita o desembaraço e ainda protege os fios de agentes externos.

Reconstrução

A reconstrução vai repor a massa dos cabelos, por isso, esse é o tratamento ideal para quem está com os fios elásticos, muito finos, porosos e quebradiços. Esse processo aparece poucas vezes, dependendo da necessidade de cada cabelo. Se for usada em excesso, pode ter um efeito indesejável: tornar os cabelos mais quebradiços.

Para fazer a reconstrução você vai precisar de uma máscaras que contenha os seguintes itens: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos e  proteínas hidrolizadas. Leia os rótulos com atenção, porque essas substâncias são essenciais. O ideal é que o produto combine de duas a três dessas substâncias. Além disso, vale a pena usar a queratina líquida sobre os fios antes da aplicação da máscara.

O resultado é um cabelo mais encorpado e resistente. Algumas pessoas se assustam achando que o fio ficou muito duro, mas isso é normal e vai atenuando com as outras etapas do cronograma capilar. Lembre-se de não abusar da queratina, o ideal é utilizar de maneira moderada para obter um melhor resultado.

Dica: receita caseira para reconstrução capilar

Lave seus cabelos com shampoo sem sal, dilua meia xícara de vinagre de maçã e três xícaras de água filtrada em um creme de sua preferência. Aplique a mistura em todo o cabelo, massageando bem. O tempo de ação varia de cinco a dez minutos, depois enxague e finalize o cabelo como de costume.

Em caso de dúvidas procure um profissional para dar as devidas orientações.

Até a próxima!

Christiano Alves é hairstylist especializado em corte, coloração e tratamento de cabelos femininos. Tem formação no Brasil e especializações internacionais no Tony & Guy (Londres) e Wella (Dublin). Com passagens por importantes salões, como o London Rio e o Brazilian Beauty, em Londres, e o Re Fontes, em Dublin, atualmente atende sua clientela no João Senna Studio.

Tag: , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>