
COLUNA DA PLÁSTICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COLOCAR SILICONE
26 de junho de 2018 – 20:07Olá!
A cirurgia para colocar prótese de silicone nas mamas é uma das cirurgias mais procuradas e feitas no Brasil. Assim como todas as cirurgias, as dúvidas sempre surgem e para te ajudar na decisão, conheça sobre alguns passos do procedimento.
No pré-operatório da cirurgia de mamas são pedidos exames como: hemograma, teste de coagulação, HIV, função renal, eletrocardiograma e ultrassom (até 35 anos) ou mamografia (acima de 35 anos).
Esses exames são essenciais para verificar a saúde da paciente e se a cirurgia poderá ser feita. É também recomendado que a paciente não fume ou faça ingestão de álcool nos dias que antecedem a operação.
As cicatrizes podem ocorrer abaixo da mama, em volta da auréola ou na axila, dependendo do procedimento escolhido. Pessoas com tendência a cicatriz queloidiana (queloides) devem evitar a prótese debaixo da glândula mamária, pois trata-se de uma região de má cicatrização.
Já colocar a prótese por cima da glândula mamária, não costuma ser indicada para mulheres que nunca tiveram filhos, pois pode prejudicar a amamentação, a sensibilidade e pode não haver sobra de pele.
As recomendações do pós-operatório, assim como a cirurgia, variam de pessoa para pessoa. Colocar a prótese por trás do músculo por exemplo, exigirá uma recuperação um pouco mais lenta e mais dolorida. É necessário ficar, ao menos, uma semana de repouso, além de evitar movimentos bruscos e exagerados. Por isso, a época mais indicada para esse procedimento é durante as férias, facilitando assim descansar por mais tempo em casa. A dor é relativa e depende de cada pessoa, mas o cirurgião receitará remédios que ajudarão a aliviar.
O resultado da prótese de silicone da mulher dependerá do tecido mamário e a pele. Atualmente, existem diversos tipos de próteses, ou seja, o que fica melhor para uma mulher pode ser diferente da outra, e o médico te ajudará a ver essa questão.
Esses são alguns passos do procedimento, marque uma consulta pré-operatória para que o cirurgião responda as dúvidas e indique o melhor método.
Até a próxima!
Pedro Sanglard tem 37 anos é belo-horizontino e cirurgião plástico formado pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Cirurgia Plástica do Hospital Mater Dei, além de Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para saber mais visite seu perfil no Instagram: @clinicasanglard
Tag: BH, cirurgia, clínica, dúvidas, pedro sanglard, plástica, silicone, tipos de silicone