JARDIM ATÉ NO NOME! ARQUITETA FALA DA IMPORTÂNCIA DA NATUREZA NOS PROJETOS
12 de março de 2018 – 18:34Olá, leitores!
Não sei se é mera coincidência ou se o destino já me reservava essa feliz relação com o (s) “Jardim (s)”! Como sobrenome, ele reforça o reconhecimento da minha identidade. Sendo a essência do próprio substantivo, os jardins sempre me encantaram, e com isso, conquistaram um lugar especial em meus projetos.
Para mim, o paisagismo na arquitetura é como uma linda joia: arremata um projeto em grande estilo e deve ser idealizado juntamente com a concepção do mesmo. Quando pensados em conjunto, o diálogo entre paisagismo e construção, área externa e interna, garantem um resultado final ainda mais belo e harmônico.
Quanto mais a natureza participa de um espaço, mais bonito ele fica! Por isso, procuro sempre criar detalhes arquitetônicos que mesclam obra e natureza: espelhos d’agua, fogareiros, jardins internos, paredes verdes, floreiras e revestimentos naturais (ex: pedras brutas), são alguns exemplos de elementos que estão constantemente presentes em meus projetos para reforçar essa integração.
O resultado dessa mescla, entre obra arquitetônica e natureza, traz não só beleza aos projetos como também benefícios ecológicos através da absorção do dióxido de carbono, produção de oxigênio e garantia de conforto térmico natural no interior das construções.
Tendo em vista esses e outros benefícios, a “arquitetura verde” vem ganhando cada vez mais força nos projetos em todo o mundo. Fachadas verdes, terraços com plantas e belos jardins verticais estão em alta e já fazem parte do conceito de vários projetos referenciais no cenário mundial, como os edifícios Bosco Verticale de Milão (foto abaixo), a Fundação Acros, em Fukuoca- Japão e o shopping Cidade Jardim de São Paulo.
Quem já se deparou com uma fachada verde sabe o quanto ela impacta positivamente na paisagem urbana. É impossível não admirar! Definitivamente, o diálogo entre paisagismo e arquitetura formam um conjunto perfeito da intervenção humana casada com a maior de todas as obras primas: a natureza. Por isso, deixemos o verde, o azul, o marrom e todo o colorido da natureza entrar e transformar nossas casas, escritórios, edifícios e espaços urbanos em lugares mais bonitos e melhores de se viver!
Carolina Jardim é arquiteta e urbanista pelo Centro Universitário Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura e design de interiores com projetos residenciais de alto padrão. Saiba mais sobre ela no site www.carolinajardim.com.br ou clique aqui.
Tag: arquitetura, BH, carolina jardim, jardim vertical, paisagismo, projeto arquitetônico