
MUNDO AFORA: MARCADO POR GUERRAS E CONFLITOS, VIETNÃ É DESTINO IMPERDÍVEL NA ÁSIA
14 de julho de 2017 – 18:19Olá, leitores!
A coluna Mundo Afora deste mês é especial. Acabo de voltar da Ásia e, entre alguns países que visitei, fiquei por 10 dias no Vietnã. Foi minha primeira vez lá e posso dizer: nem tudo é o que se vê. Só se conhece quando se vive – assim posso caracterizar o Vietnã. O país é reconhecido mundialmente como um local de guerras, ameaças e perigo. Saindo um pouco da casinha e botando os pés em solos vietnamitas, posso afirmar que o Vietnã é um exemplo para o mundo: uma cultura vibrante, impactante e surpreendente.
No curto tempo em que o país esteve fora de guerras, a nação se mostrou alegre e com muitos atrativos a oferecer. E por que o Vietnã seria um bom destino para ser desbravado? A resposta é simples: enriquecer-se de cultura, adquirir experiência de vida e aprender com a história. O país é reservado, os gestos são discretos e os nativos resolvem qualquer problema em boas conversas.
A cultura do Vietnã é extremamente forte e predomina toda a região. Antes que eu me esqueça: delicie-se com um café a cada esquina e para desbravar o país de norte a sul, sugiro ter ao menos 14 dias. Começando pelo norte, tire uns dias para absorver a história do país na capital Hanói, que engloba traços da cultura chinesa em vários lugares, até mesmo dentro dos restaurantes.
Perto dali, Halong bay (foto) esconde paisagens de tirar o fôlego. Passe uma noite em um barco pela região. É uma experiência fantástica! Ao centro do país fica a antiga vila de comerciantes – Hoi An e suas lanternas coloridas fazem da cidade uma das mais bacanas que já conheci. Cerca de 40 minutos de Hoi An fica a antiga My Son, que nada mais é do que o mais importante sítio arqueológico do reino de Champa, patrimônio da humanidade pela Unesco.
Um dos passeios mais fantásticos a se fazer em Hoi an é visitar as vilas locais de plantações de arroz e demais hortaliças. Se prepare para encontrar esse alimento em todos os pratos típicos por lá, pois o Vietnã é o quinto maior produtor de arroz do mundo. Durante esse passeio, é possível entender um pouco mais a vida no campo do vietnamita e suas tradições, além, claro, de aprender alguns pratos típicos e se deliciar. Tudo fresquinho e muito saboroso.
O sul do país, antigamente dividido, é onde fica a antiga Saigon, hoje conhecida como Ho Chi Minh (foto), cheia de prédios altos, grandes avenidas e lojas de grife. É a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietnã. Está crescendo rapidamente e muitas multinacionais estão se instalando por lá.
Perto dali, ficam os famosos túneis utilizados pelos locais durante a Guerra do Vietnã. Vale a pena ressaltar esse momento histórico e marcante para o país, que durou 20 anos, sendo um longo conflito armado ocorrido nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. A relação tensa entre os dois Vietnãs, devido a divergências politicas e ideológicas, fez com que os guerrilheiros comunistas, com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacassem uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início à Guerra.
Voltando às maravilhas desse lugar, os budas são símbolos importantes no país, mas são expostos de forma discreta, bem diferente do que se vê na Tailândia, por exemplo. E se prepare para conhecer o trânsito mais caótico do mundo! O Vietnã é o paraíso das bicicletas e das motos, que estão presentes em todos os lugares e em grande quantidade – elas são, inclusive, bastante utilizadas como veículos de carga. Não se assuste na hora de atravessar a rua, pois devagarzinho se consegue.
É também no Vietnã que se encontra a maior caverna do mundo, sabia? Hang Son Doong (foto), por incrível que pareça, só foi descoberta recentemente e até hoje o seu fundo não foi encontrado.
Mesmo com tantos momentos trágicos vividos pelo país, sua população sente orgulho de afirmar que venceram todas as guerras contra aqueles que tentaram invadi-lo.
Isso é só uma pincelada do que é esse país e se você quer viver uma experiência totalmente exótica e fora do comum, acrescente o Vietnã em sua lista de destinos. Posso garantir que lá você irá encontrar uma beleza crua e pura e o mix de atrativos locais irá preencher o seu prato de viajante.
Boa viagem!
A coluna Mundo Afora é assinada por André Nunes Vasconcelos, sócio-diretor do Grupo Greenwich, que hoje conta com cinco empresas, entre elas o Greenwich Tours e a GW Travel Boutique, focada em viagens sob medida pelo mundo. Mais em www.gwtravel.com.br