ARQUITETURA E DECORAÇÃO: ESTELA NETTO CONVIDA PARA O MUNDO OFF-LINE ATRAVÉS DA SINESTESIA EM CASA

7 de abril de 2017 – 12:11

Olá, leitores!

Estamos cada dia mais imersos no mundo on-line, gastando um tempo enorme em frente ao computador ou à tela do smartphone, não é mesmo? Se por um lado isso é bom (nunca pudemos nos comunicar com tanta eficiência), por outro lado é também ruim, pois nós, e muitas outras pessoas, não conseguimos nos desconectar, ficando cada dia mais cansados, sem tempo de estar conosco mesmo e relaxar.

A arquitetura, como reflexo dos desejos da sociedade, está sendo, cada dia mais, requisitada para criar, em casa, um local de fuga desse estresse diário. E isso é um grande desafio! Afinal, o mundo virtual é atraente e está constantemente em mutação. Como então prender a sua atenção ao mundo off-line de maneira com que você deixe – pelo menos um pouquinho – o celular e desfrute da vida real? Criando espaços espetaculares que instigue sua atenção, por meio do estímulo dos cincos sentidos. É o que chamamos de Arquitetura Sinestésica!

Nesse tipo de arquitetura, o tato, uma das capacidades sensitivas do corpo humano, pode ser estimulado pela especificação de texturas diversas nos espaços. Por exemplo, ao se sentar em uma poltrona de camurça, você imediatamente é levado a tocá-la, senti-la e desviar sua atenção para o que, de fato, está interagindo com seu corpo. Assim, a busca do design orgânico e verdadeiro ganha destaque.

JPGE

Já a audição é aguçada por meio de um projeto impecável de áudio, vídeo e automação, que podem ser acessados por você em todos os ambientes da casa, permitindo uma experiência sonora única e fascinante.

A visão é estimulada por meio do design em si, pensando para provocar esse estímulo por meio do layout planejado do espaço até o último adorno. Aqui, destaque também para a iluminação, tanto natural quanto artificial, que provoca sensações e cria diversas cenas no ambiente conforme o clima desejado.

Por último, para incitar o paladar e o olfato, as antes inimagináveis hortas ganham cada vez mais espaço em casa, provocando uma agradável memória afetiva de terra molhada e das folhas frescas, o que faz com que mundo on-line fique em segundo plano.

_DSC6661

*Todos os ambientes que ilustram esta coluna são de autoria de Estela Netto

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais de alto padrão. Saiba mais sobre ela no site estelanetto.com.br

 

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>