“CABELOS E CIA”: CHRISTIANO ALVES APONTA OS CUIDADOS PARA CADA TIPO DE CABELO

7 de março de 2018 – 16:32

Olá, meninas!

A coluna do mês de março é para você que saiu do salão com o cabelo maravilhoso mas não consegue manter os fios bonitos no dia a dia. Respondo minhas clientes sempre da mesma forma: antes de sair experimentando um pouco de tudo nas madeixas, atenção! Para ter um cabelo saudável, não basta escolher as grandes novidades à venda. É preciso selecionar os produtos mais indicados para os seus fios.

anna-demianenko-12397-unsplash

Confira abaixo os cuidados para cada tipo de cabelo e como manter seus fios sempre on point:

Misto e Oleoso: Esse tipo de cabelo apresenta a tradicional raiz oleosa, que acaba deixando também os fios gordurosos. No tipo misto, além disso, as pontas são secas. Para esses cabelos o recomendado é:

– Uso de xampus do tipo antirresíduos seguido da versão própria para fios mistos ou oleosos. Outra opção é aplicar essa versão duas vezes por lavagem.

– Quanto menos leitoso, melhor. Os condicionadores clear, transparentes, são os mais indicados. Mas cuidado, sempre espalhe a partir de quatro dedos da raiz.

– Além das máscaras, fuja de pomadas e sprays que dão brilho. Esses produtos têm vaselina e óleos minerais em sua composição, deixando as mechas muito pesadas.

Danificado: É aquele cabelo ressecado, que falta brilho, possui aspereza e tendência à quebra são características de fios que sofreram com excesso de química e uso constante de aparelhos de calor.

– O recomendado é que o xampu tenha pH mais baixo, de 4,5 a 5. Assim, ele abre pouco a cutícula do fio, que já está sensibilizado, e não o danifica mais.

– As ampolas e o sérum reconstrutor são ótimos aliados para você! Escolha os produtos à base de proteína e ceramidas, repositores de massa. Use uma vez por semana.

– Aposte em itens que realcem a luminosidade, como sprays de brilho, óleos reparadores à base de óleos essenciais, água e manteiga de karité. Evite qualquer produto que apresente álcool e sal.

Normal e seco: Esse tipo de cabelo é brilhante, maleável e desembaraça com facilidade. Já o tipo seco é mais arrepiado, um pouco mais difícil de pentear e costuma ter as pontas frágeis e quebradiças porém os cuidados são os mesmos!

– Escolha seu xampu de acordo com o pH. Escolha um com pH equilibrado, por volta de 7, e aplique-o duas vezes por lavagem.

– Em ambos os casos, use máscara uma vez por semana, no lugar do condicionador. Invista nas versões que são apenas hidratantes, pois as nutritivas ou reconstrutoras pesarão demais.

– Para finalizar o look dê preferências por produtos leves que dê forma ao fio como musse e os queridinhos antifrizz para evitar os “fios rebeldes“. Vale ressaltar: fique longe de produtos “reconstrutores” com queratina por exemplo assim como produtos muito oleosos.

Cacheado: O formato de cachos causa maior atrito entre os fios, deixando-os mais rebeldes, e impede que a oleosidade chegue ao comprimento. Esse tipo de cabelo exige mais atenção porque reage pior ao uso incorreto de produtos.

– Para lavar, escolha um produto que tenha ação antifrizz.

– Na hora de escolher seu condicionador, opte por um da mesma linha do xampu que estimule a formação e estrutura dos cachos. Ativos reestruturantes, como queratina e pantenol, são indicados.

– Leave-in: As melhores opções são cremes para pentear ou musse para fios cacheados que tenham também ação hidratante. Use sempre “amassando” as mechas, de baixo para cima.

– Um ativador de cachos em spray é ideal para remodelá-los ao longo do dia. Borrife um pouco de água junto e amasse-os novamente sempre que quiser. Evite produtos com efeito mate, pouco hidratantes e que deem mais volume.

Christiano Alves é hairstylist especializado em corte, coloração e tratamento de cabelos femininos. Tem formação no Brasil e especializações internacionais no Tony & Guy (Londres) e Wella (Dublin). Com passagens por importantes salões, como o London Rio e o Brazilian Beauty, em Londres, e o Re Fontes, em Dublin, atualmente atende sua clientela no Charbel Visage, um dos mais tradicionais de BH.

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>