CABELOS E CIA: PROGRESSIVA E TINTURA COMBINAM?

23 de julho de 2018 – 21:43

Olá, tudo bem?

Recebo constantemente dúvidas sobre mechas, coloração e alinhamento capilar (progressiva, selagem, botox), e sempre acompanhados de argumentos e questionamentos como: meu cabelo emborrachou, sofri corte químico, meu cabelo está caindo ou posso fazer progressiva e mechas no mesmo dia? Como faço para ter meu cabelo macio e brilhante novamente?

Devido a tantas dúvidas, resolvi dar minha opinião e tentar esclarecer essas questões da melhor maneira possível. Vamos lá!

Posso fazer mechas e progressiva no mesmo dia?

Primeiramente, vamos deixar bem claro que ambos são procedimentos químicos, ou seja, de alguma forma agridem os cabelos, então a resposta é: não. Não é aconselhável. Forçar os dois processos no mesmo dia pode trazer sérios problemas como ressecamento, queda, frizz ou até mesmo corte químico.

O cabelo perde muitos nutrientes quando é descolorido, inclusive massa. O ideal, caso você não abra mão de fazer as mechas com os cabelos alisados, é esperar 20 dias para realizar o processo de descoloração. É aconselhável optar sempre por uma tonalidade menos agressiva, como por exemplo tons mais dourados.

Sempre antes de fazer qualquer descoloração nunca se esqueça de realizar o teste de mecha, pois vai te prevenir de danos futuros. Lembre-se é melhor se prevenir do que remediar, mesmo tendo esperado o tempo de pausa de um processo químico para o outro.

Fiz mechas e meu cabelo “emborrachou” ou ressecou demais.

Se você é loira já deve ter ouvido a expressão “meu cabelo emborrachou” e agora, o que fazer? Calma, tem solução, vou explicação por que isso acontece: O ph do cabelo saudável fica em torno de 4,5 a 5,5 e quando é feita uma descoloração ele vai para 10 a 12, podendo assim deixar os cabelos com textura emborrachada e sem os nutrientes necessários. Caso isso tenha acontecido com seu cabelo não se desespere, existem alguns produtos com o ph próximo de 2,5 podendo fazer com que seu cabelo volte ao ph normal.

Após as mechas, o cabelo pode ficar muito ressecado, devido ao processo de descoloração retirar alguns nutrientes do cabelo. Existem alguns produtos no mercado conhecidos como PLEX, (complexo vitamínico que hidrata os cabelos enquanto estão sendo descoloridos) que prometem diminuir esse processo em até 70%. Mas isso pode variar de cabelo para cabelo, o ideal é sempre conversar com um profissional para esclarecer todas às dúvidas e assim chegar a melhor solução. Além disso, é importante manter um cronograma semanal de hidratação antes e depois de qualquer processo químico, isso vai fazer com que o seu cabelo volte à estrutura normal, pois as três semanas após a descoloração são cruciais para isso.

Dica para equilibrar o ph dos fios: misture 10 ml de suco de limão com 400 ml de água, passe a solução nos cabelos após lavá-los com shampoo e condicionador, deixe agir por 15 minutos. Retire o excesso com uma toalha.

Corte químico o que fazer?

Esse é o pior pesadelo de quem passa por um processo químico, sendo na descoloração ou no alisamento. O corte químico acontece quando ocorre uma desestruturação na fibra capilar, onde os fios ficam tão fragilizados que se partem e caem, durante ou depois do procedimento, por vários motivos como: alisamento em excesso, mechas e luzes feitas com os cabelos fragilizados por outro processo, erros de aplicação dos produtos, por não esperar o tempo de pausa ou potência do alisante.

Para evitar esse transtorno irreversível, tenha muito cuidado com qualquer substância química no seu cabelo, levando em conta os processos que já foram feitos e os que serão aplicados.

Se o corte químico afetou mais de 70% do seu cabelo, a primeira coisa a se fazer para recuperar os danos é cortar o problema. Exatamente! Isso porque somente assim o seu cabelo poderá voltar a ganhar comprimento. Caso contrário, ele tende a continuar se partindo aos poucos, o que você não quer, não é?

Se o corte afetou menos que 70% do cabelo, a dica é cortar apenas um pouco do comprimento, sem precisar ser muito radical. Você pode apenas aparar a partir de onde ocorreu o corte e cuidar do restante até voltar ao normal.

A melhor solução para evitar esses problemas é sempre ter uma boa conversa com o seu profissional, expondo todas às dúvidas e esclarecendo tudo antes de realizar qualquer mudança ou processo no seu cabelo.

Vale chamar atenção para que nunca se esqueçam de fazer o famoso teste de mechas antes de qualquer processo químico, embora muita gente o ignore, ele fará com que o profissional possa ter mais segurança para trabalhar, além de ajudar a prever possíveis danos ao seu cabelo.

Até mais!

Christiano Alves é hairstylist especializado em corte, coloração e tratamento de cabelos femininos. Tem formação no Brasil e especializações internacionais no Tony & Guy (Londres) e Wella (Dublin). Com passagens por importantes salões, como o London Rio e o Brazilian Beauty, em Londres, e o Re Fontes, em Dublin, atualmente atende sua clientela no João Senna Studio.

Tag: , , , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>