CASA DE REVISTA: PIACESI FAZ SUA ESTREIA NA COLUNA

14 de janeiro de 2019 – 20:40

Olá!

Ser simples é o que te faz grande, e se eu conseguir passar essa mensagem para vocês ao longo da parceria que inicio agora com meu amigo Gui Torres, já terá valido a pena. Vivemos uma época de excessos, dias conturbados, trânsito caótico, telas demais, silêncio de menos. Em meio a tudo isso, o essencial se perde.

Mas o que nem todo mundo sabe, é que temos a autonomia de permitir ou evitar que os excessos apaguem o que importa, e não estou falando aqui de desenvolver técnicas elaboradas de meditação ou se isolar num monte tibetano (o que também deve ser ótimo).

Estou falando daquilo que me move, algo apaixonante para mim e, tenho certeza, que será também para você, a partir do momento que entender a influência da arquitetura em seu bem-estar, dia após dia, sem que você ao menos perceba. Falo da importância do que te cerca, dos lugares por onde você passa, e mais ainda, daqueles aonde você permanece, seja em casa, ou no trabalho, uma sala de reunião, ou a rua por onde caminha – o que nos rodeia tem impacto direto em nossos pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Pode instigar sua criatividade, ou te causar desinteresse. Pode trazer paz, ou irritação, e é algo que vem de fora para dentro, independe de opinião ou de qualquer outra coisa.

Em alguns casos, não temos controle direto do meio onde estamos. Por outro lado, a nosso favor, geralmente, passamos a maior parte do tempo em locais que podemos mudar, cuidar, tratar, identificando e retirando o que ali dentro nos faz mal, ressaltando ou acrescentando aquilo que vai nos fazer bem. Arquitetura não é algo que deveria ser complicado. Minha proposta é ser simples, e assim, trazer à tona o que é essencial para você em cada momento do seu dia e da sua vida.

Acredito que a sofisticação está na leveza, e não nos excessos, ou em investimentos inalcançáveis. A qualidade de vida que a arquitetura é capaz de trazer deve ser para todos! Isso faz parte do bem-estar de cada um de nós, afinal, vivemos num mundo onde tudo é interligado. Uma pessoa infeliz e com energia carregada, potencialmente influencia também o estado de espírito daqueles com quem convive.  Independentemente da quantidade de dinheiro que se tem disponível, é possível trabalhar isso, com um pequeno empurrãozinho, começando de fora para dentro, mudando o mundo ao nosso redor e, a partir daí mudanças incríveis começam a florescer lá dentro.

Espero que, ao longo desses meses, eu seja capaz de acrescentar algo positivo em sua vida. Que você possa conhecer o poder transformador da simplicidade quando bem trabalhada, seja em seu escritório, sua casa, sua empresa ou em qualquer lugar aonde você passe boa parte do seu tempo. É muito mais que a mudança de um ambiente, é a mudança do nosso estado de espírito e uma nova postura diante da vida.

Até a próxima!

Junior Piacesi é diretor do escritório Piacesi Arquitetos Associados. Com projetos de característica minimalista, há mais de 10 anos no mercado, tem se destacado em arquitetura para espaços comerciais, hoteis, clínicas médicas, de restaurantes a escritórios, mantendo também a presença em projetos residenciais. Piacesi defende que a arquitetura deve promover a limpeza da mente, possibilitar concentração e criatividade, a paz e descanso quando for o caso, sofisticados, funcionais e respeitando a realidade de cada um.

Tag: , , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>