COLUNA DA PLÁSTICA: PEDRO SANGLARD ESCLARECE CINCO DÚVIDAS COMUNS ANTES DA CIRURGIA

21 de maio de 2018 – 22:44

Olá, pessoal!

Muitas pessoas possuem o sonho ou necessidade de fazer uma cirurgia plástica, seja para reparar um trauma, questão de saúde e bem-estar ou mesmo por estética e auto estima. Mas para fazer um procedimento cirúrgico é necessário uma consulta pré-operatória para que o cirurgião possa conhecer o histórico, qual desejo e/ ou necessidade e indicar a melhor solução. Durante esse percurso, entre a decisão de se submeter a cirurgia e marcar a consulta, muitas dúvidas surgem e para te ajudar separamos as cinco entre as mais comuns. Confira!

1 – Como escolher um cirurgião?

Todos os cirurgiões, após a conclusão dos estudos, que dura pelo menos 11 anos, precisam da colocação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Instituição mais notória do segmento, da qual também sou membro. Para obter informações sobre o cirurgião que você deseja consultar, solicite o currículo dele ou procure-o através do nome ou CRM na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

2 – Existem riscos ao realizar uma cirurgia plástica?

Todo procedimento cirúrgico apresenta riscos, os quais são inerentes e podem ser minimizados com uma equipe competente e experiente, que realizará todos os cuidados necessários no pré e pós-operatório. O mais importante é a realização de todos os exames clínicos no pré-operatório, são eles que informarão se o/a paciente tem condições de operar. Os resultados apresentando normalidade, dificilmente haverá alguma interferência que provoque algum risco.

3 – O pós-operatório é complicado?

De modo geral, não. Todas as instruções para se ter um bom pós-operatório serão passadas pelo cirurgião e deverão ser seguidas de forma correta pelo tempo determinado. Os esforços devem ser evitados, por isso é necessário dispor de ajuda para realizar as tarefas. As consultas do pós-operatório são fundamentais e qualquer dúvida sempre recorra ao seu médico.

4 – Existe uma idade apropriada para se fazer uma cirurgia plástica?

Dependerá de cada paciente e do procedimento que se deseja realizar. Cirurgias como correção para lábio leporino e orelha de abano (Otoplastia) são indicadas para que sejam realizadas quando se é ainda criança. Cada caso deve ser avaliado por um cirurgião para que seja indicado o melhor para o paciente.

5 – Tenho queloide, posso fazer uma plástica?

A existência de uma cicatriz queloidiana ou queloide como é mais conhecida, aponta para uma tendência individual de cicatrizes. Porém, não significa que aconteça novamente, já que as cicatrizes podem variar de acordo com o local e faixa etária. Caso você possua essa tendência a cicatriz queloidiana, o cirurgião deve ser informado nas consultas antes da cirurgia, principalmente se for realizada em regiões de difícil cicatrização. Essas são algumas das dúvidas que surgem, não deixe de anotar todas para que o cirurgião possa respondê-las.

Até a próxima!

Pedro Sanglard tem 37 anos é belo-horizontino e cirurgião plástico formado pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Cirurgia Plástica do Hospital Mater Dei, além de Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para saber mais visite seu perfil no Instagram: @clinicasanglard

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>