COLUNA DA PLÁSTICA: RICARDO SOUZA FALA SOBRE O NARIZ E A RINOPLASTIA

20 de março de 2017 – 20:00

Olá, leitores!

A coluna de hoje traz um assunto que interessa a muitos – o nariz. Você sente que seu nariz não lhe pertence? Calma, talvez ele realmente não seja o mais apropriado para o seu rosto. Séculos se passaram e mantemos os padrões básicos de beleza e o que é agradável para nossa percepção visual. Egípcios, gregos, artistas e filósofos do Renascimento, em uma tentativa de compreender a beleza do Universo, procuraram e encontraram uma resposta, da qual chamaram de “A Proporção Divina” (62%, para ser exato, 0,618). O centro corporal, por exemplo, que corresponde ao umbigo e divide o corpo em duas partes, também segue a regra da divina proporção.

O rosto pode ser dividido em três partes iguais – superior, média e inferior – , que são a testa, o nariz e a boca. A orelha tem a mesma inclinação que o nariz e, ao mesmo tempo, ambos têm o mesmo comprimento do dedo polegar. O espaço compreendido entre os dois olhos equivale ao tamanho do olho, que, por sua vez, corresponde ao tamanho da base do nariz, e assim sucessivamente.

Com o nariz não é diferente, pois ele possui relação e proporção divina com os terços da face. Existe uma largura, tamanho e projeção perfeita para cada um. É esse o motivo de sentir-se incomodado ao olhar no espelho. Para meus pacientes, acredito que essa seja a principal regra ao realizar a rinoplastia. Tal procedimento, pode mudar o tamanho do nariz, a largura do dorso nasal, o perfil, ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada, narinas grandes, largas, assimetria nasal e desvios.

A técnica mais utilizada é a exorrinoplastia, que assim é chamada por envolver uma incisão combinada externa na columela do nariz (divisão das duas narinas) e da mucosa nasal, através da qual a pele é elevada para tratarmos o dorso e a ponta nasal.  Lembrando sempre que a decisão de se submeter à cirurgia plástica é pessoal e é você quem deve decidir se o procedimento atingirá seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.

Um abraço e até a próxima!

 

Ricardo Souza Lima é belo-horizontino, tem 35 anos, formação em Cirurgia Plástica pelo Hospital Mater Dei e “Fellow” (aperfeiçoamento no exterior) em Contorno Corporal (Miami – EUA). Mais no site www.ricardoplastica.com  e www.lipoaltadefinicao.com

 

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>