“COLUNA SORRIA” ESTÁ NO AR! ESPAÇO TRATA UNIVERSO DA BOCA COM ASSINATURA DE ADRIANO RAFAEL

31 de maio de 2017 – 18:23

Olá, leitores!

A partir de maio, e sempre na última semana de cada mês, estarei aqui para compartilhar com vocês novidades e tratamentos relacionados ao universo da boca e sobre o nosso maior cartão postal: o sorriso! Estreio falando um pouco sobre as lentes de contato, uma das maiores sensações atuais da odontologia. Queridinhas entre famosos, e hoje mais acessível, o procedimento já ultrapassou as cirurgias de prótese de silicone. Um marco e tanto!

Popularmente conhecidas como facetas, são indicadas para aquelas pessoas que têm os dentes esteticamente apinhados, desalinhados ou manchados, seja de nascença, pelo uso excessivo de medicamentos, tabaco ou outros agravantes. Seu objetivo maior é corrigir e dar nova forma aos dentes, de maneira definitiva. Uma vez aplicadas, a questão estética está resolvida e poupa outros procedimentos, como, por exemplo, o clareamento dentário, além de facilitar a saúde bucal, graças à lisura de sua superfície.

Vendo comparações e fotos de antes e depois, muitas pessoas ficam decididas a se submeter ao processo, mas sempre há a dúvida: como funciona? O que posso dizer, de fato, é que cada caso é um caso, mas, no geral, é um tratamento com duração de semanas, com uma necessidade média de quatro visitas ao profissional. Uma vez feito, o tratamento é definitivo e tem durabilidade mínima de 10 anos, sendo necessárias, apenas, manutenções posteriores, a cada seis meses, para a realização de profilaxia (limpeza).

lentesdecontato_guiTorres

Indolor, o procedimento é sinfônico e permite alimentação normal logo após concluído. Outra pergunta constante é o desgaste dos dentes para a aplicação. Novamente, digo que cada paciente tem uma necessidade – o que define é o desenho dos dentes, mas a ideia é sempre preservar, ao máximo, a integridade.

Também costumo ser indagado sobre quantos dentes devo modificar. Explico: nós, seres humanos, temos em média 32 dentes (incluindo os sisos), e, para um resultado satisfatório, recomenda-se a utilização das lentes cerâmicas em 24 dentes, sendo 12 em cima e 12 embaixo. Porém, dependendo do diagnóstico, pode-se aplicar a quantidade mínima recomendada, que é de 10 dentes somente em cima.

Até a próxima!

Adriano Rafael atua na odontologia há mais de 15 anos, é cirurgião dentista e técnico em prótese dentária, além de expert em lentes de contato cerâmicas e reabilitação oral. Está em processo de especialização em cirurgia plástica periodontal e tem cursos de atualização na Alemanha e Suíça. Já participou de diversos congressos temáticos no Brasil e no exterior. Mais no site www.dradrianorafael.com.br

 

 

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>