MUNDO AFORA: ÁFRICA DO SUL É O DESTINO PERFEITO PARA QUEM QUER FAZER UMA VIAGEM COMPLETA

12 de maio de 2017 – 17:23

Olá, leitores!

Na coluna Mundo Afora de maio, vou contar um pouco mais sobre um destino que considero um dos mais completos do mundo: a África do Sul! Sempre indico essa viagem para aqueles que buscam unir, em um só lugar, cultura, história, praia e atividades exóticas. Afinal, a África do Sul, que é formada por nove províncias, tem isso tudo e mais um pouco.

Lar da famosa Montanha da Mesa (Table Mountain), a Cidade do Cabo (Cape Town) é, sem dúvidas, uma das metrópoles mais bonitas que já visitei. A cidade é limpa, organizada, tem centenas de restaurantes de excelente qualidade e com muito a oferecer. Visitar Cape Town é obrigatório em uma viagem à África do Sul. São tantas atividades e lugares para conhecer que um mês lá seria pouco. Alguns dos “Must do” de Cape Town são:

  • Visita à Robben Island – é lá o presídio onde Nelson Mandela ficou durante anos. A visita é guiada por um ex-detento e podemos entender um pouco mais sobre o Apartheid.
  • Subir a Table Mountain – o símbolo maior da cidade não pode ficar de fora do roteiro. Minha dica é não marcar o dia e nem a hora, pois é muito comum a visita estar fechada por conta da neblina e do tempo. Se você acordar e vir que a montanha está sem neblina, corra pra lá! Para os mais aventureiros, existem diversas trilhas que levam até o topo da montanha.
  • Cabo da Boa Esperança (Cape Point) – a famosa península do Cape Point é um parque nacional com paisagens indescritíveis e o caminho até a ponta mais ao sul do continente, onde fica o histórico farol, é quase um safári. Dizem que, geograficamente, ali é o encontro dos oceanos Índico e Atlântico e a corrente de ar que vem da Antártida proporciona um dos ares mais puros do mundo.
  • Praia dos Pinguins – aproveitando o passeio ao Cape Point, na volta, não deixem de conhecer a Boulders Beach, popularmente conhecida como a Praia dos Pinguins. É muito divertido e curioso ver centenas de pinguins, que ali apareceram, há muitos anos, invadindo as casas, atravessando as ruas, até que o governo decidiu organizar e construir um espaço na praia somente para eles.
  • Stellenbosch – é uma cidadezinha vizinha à Cape Town, famosa pelos vinhos, com diversas vinícolas. Para quem aprecia um bom vinho, é um passeio certo. Minha dica é contratar um motorista para levá-los, afinal, é um passeio para beber vinho (sem contar que a mão é inglesa)!

Aos amantes da natureza, a África do Sul tem uma das vidas selvagens mais abundantes do mundo. A região do parque Kruger (Kruger Park) concentra diversas reservas públicas e privadas de safári. São Lodges para todos os gostos, de barracas a luxuosas vilas.

Para quem opta em ficar em uma reserva privada, é comum os lodges oferecerem 2 safaris (game drives) por dia, sendo um bem cedinho e outro no final da tarde. Esses horários são melhores para ver os animais, pois, com a temperatura mais amena, eles aproveitam para ir à caça ou apenas passear. A “brincadeira” do safári (lá eles chamam de Game Drive) é conseguir encontrar o famoso BIG 5, ou seja, os 5 principais animais da selva, que são: leão, elefante, búfalo, rinoceronte e leopardo.

Screen Shot 2

Outro passeio muito bacana de se fazer na África do Sul é a chamada Rota Jardim (Garden Route). Saindo de Porto Elizabeth até Cape Town, de carro, temos uma das estradas mais bonitas do mundo, com paisagens de tirar o fôlego! Aos mais aventureiros, é por ali, em Mossel Bay, que estão os principais mergulhos com tubarões brancos.

Maior cidade do país, Johannesburgo também tem muita cultura e boa gastronomia. Vale muito conhecer o museu do Apartheid para entender mais sobre a segregação racial vivida no país. Alguns dos melhores restaurantes do país também estão lá. É a principal porta de entrada no país, portanto, quem vai do Brasil certamente passa por lá.

Para um roteiro mais extenso, sugiro conhecer as 3 ilhas mais paradisíacas do Oceano Índico: Mauritius, Zanzibar ou Seychelles (esta última, assunto da nossa primeira coluna). De Johannesburgo, há várias opções de voos.

E por fim, não posso deixar de destacar a simpatia da população! É notável a felicidade dos sul-africanos – difícil ver alguém sem um sorriso no rosto. O serviço então, nota 1000!

 

A coluna Mundo Afora é assinada por André Nunes Vasconcelos, sócio-diretor do Grupo Greenwich, que hoje conta com cinco empresas, entre elas o Greenwich Tours e a recém-inaugurada GW Travel Boutique, focada em viagens sob medida pelo mundo. Mais em www.gwtravel.com.br 

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>