QUESTÃO DE PELE: BRUNO VARGAS FALA SOBRE A PROPORÇÃO IDEAL DOS LÁBIOS

16 de novembro de 2017 – 19:29

Olá, pessoal!

Neste mês o assunto é um elemento fundamental no rosto: os lábios. Sabe-se que na Grécia Antiga, os matemáticos calcularam a beleza simétrica ao criaram um índice de proporção ideal, que estaria associado ao equilíbrio estético. Sem ter que entrar nesses números, posso dizer que existem recursos dermatológicos que permitem trabalhar a beleza da face simetricamente. A beleza da porção inferior da face depende de variáveis, como proporção entre os lábios superiores e inferiores, volume e contorno. Numa proporção ideal, o lábio inferior ocupa 2/3 do volume total, ou seja, o superior é menor que o inferior.

Quando jovens, apresentamos lábios mais volumosos e com contornos bem definidos. Contudo, a perda de gordura facial, que ocorre com o passar dos anos, afeta de forma direta a região labial. Com o envelhecimento,os lábios afinam, perdem o contorno e volume, o que se traduz com perda da convexidade, dando um aspecto mais reto à face. Observa-se, também, um aumento da distância entre a base nasal (nariz) e o lábio superior, com o apagamento do filtro, além de surgirem rugas periorais.

Diversos métodos minimamente invasivos podem ser utilizados para a melhoria da estética labial, incluindo o uso de toxina botulínica, laser fracionado, hidratação injetável e técnicas de preenchimento. O bom resultado dos procedimentos estéticos irá depender da técnica utilizada, expertise e senso estético do profissional que o executa, além do conhecimento da anatomia da região.

É preciso cautela e bom senso para que se tenha sucesso no tratamento. Os maus resultados encontrados em vários pacientes podem ser explicados pelo uso de produtos de má qualidade e/ou considerados permanentes, contraindicados para a região labial. O famoso “bico de pato” é um exemplo de efeito indesejado, que ocorre devido ao excesso de produto e/ou má indicação do procedimento.

O movimento do músculo orbicular da boca leva à formação de rugas dinâmicas, que podem se tornar estáticas a longo prazo. Nesse caso, uma opção é a aplicação da toxina botulínica, que paralisa temporariamente o movimento e previne o aparecimento das rugas periorais.

O laser fracionado, por sua vez, tem propriedade de estimular o colágeno na mucosa da boca e na pele da região, melhorando a firmeza e a qualidade da pele. É um bom tratamento para as rugas periorais já instaladas – os famosos códigos de barras.

A hidratação injetável, que é a aplicação do ácido hialurônico com propriedades especiais na região do lábio, confere mais brilho e viço. O efeito gloss promove hidratação associada a um desenho labial mais marcado.

Por fim, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser uma indicação, pois restaura o volume e harmoniza o lábio. Quando injetado linearmente no contorno, refaz o formato e auxiliar no tratamento das rítides (rugas) verticais, sendo possível reestabelecer a proporção entre os lábios superior e inferior.

É importante lembrar que, muitas vezes, para chegar a melhores resultados, são recomendados dois ou mais tratamentos.

Até a próxima!

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável  por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Cinema Solidário e o jornal Update Skin. Mais no site www.brunovargas.com.br.

Tag: , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>