QUESTÃO DE PELE: BRUNO VARGAS FALA SOBRE “BEAUTIFICATION”

10 de julho de 2018 – 20:44

Olá!

O conceito de beleza está cada dia mais difícil de ser definido. Estamos descobrindo e, finalmente, aceitando que o belo é múltiplo e encontrado em suas mais variadas formas, etnias, idades e gêneros. Nossa sociedade está se abrindo para o diferente e buscando romper com padrões. Por isso, agora a missão da dermatologia estética é trabalhar um conjunto de técnicas de beautification.

O termo em inglês significa justamente tornar algo ou alguém mais belo, um objetivo totalmente alinhado com a dermatologia contemporânea. Hoje em dia, a dermatologia estética trabalha com a individualização dos procedimentos, que têm o intuito de realçar os pontos fortes de cada pessoa.

Assim, os profissionais alinhados com os conceitos de beautification não planejam aplicações de toxina botulínica à revelia, nem lançam mão do preenchimento com ácido hialurônico sem estudar pontos anatômicos fundamentais da face, em busca de uma harmonia personalizada. Para entender a anatomia de cada um e como favorecer por particularidade, o dermatologista precisa ter, além da responsabilidade médica, uma visão de artista. E quem não gosta de arte?

Quando estudamos beleza, voltamos sempre para a história. Pensamos no Egito Antigo e nos olhos negros bem marcados, lembramos das lendas de Cleópatra e seus hábitos de embelezamento, e resgatamos a Antiguidade com os legados da civilização grega e suas belíssimas esculturas minuciosamente trabalhadas.

A Grécia nos presenteou com a arte de proporções, geometria e matemática. Os conceitos perduraram, e hoje falamos em “matemática da beleza”, com angulações que revelam o que é bonito aos olhos. No entanto, nossos números vão se transformando ao longo dos anos, devido ao processo natural do envelhecimento.

Como envelhecer é um caminho que precisamos seguir para aproveitar o que a vida nos oferece, a dermatologia entra com recursos para proporcionar uma trajetória mais saudável possível. Assim, nascem estudos e técnicas aprofundadas que vão fazer com que o médico consiga favorecer a satisfação de seus pacientes.

Como já mencionado, a toxina botulínica e o ácido hialurônico são dois itens consagrados na dermatologia, cada um com sua função. Crescem também os avanços dos bioestimuladores, substâncias como o ácido polilático que incentivam o próprio organismo a produzir colágeno, proteína tão fundamental para a firmeza e textura da pele. Aparelhos tecnológicos, como radiofrequência e ultrassom microfocado também estão entre os mais atuais procedimentos. A combinação desses recursos, da habilidade e do bom senso médico é o caminho sem volta da beautification, da valorização da beleza de cada paciente.

Até a próxima!

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Cinema Solidário e o jornal Update Skin. Mais no site www.clinicabrunovargas.com.br.

Tag: , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>