QUESTÃO DE PELE: BRUNO VARGAS FALA SOBRE LASER E LUZ PULSADA

17 de janeiro de 2018 – 19:31

Olá, pessoal!

Quando falamos de estética, sabemos que uma mesma técnica utilizada em procedimentos pode trazer uma variedade de aplicações. Esse é o caso das tecnologias que utilizam laser ou luz para atenuar rugas, cicatrizes, microvasos da face, estrias, danos solares e marcas de expressão, além de remover pelos e até mesmo tatuagens. Tais procedimentos podem, inclusive, auxiliar no tratamento de doenças como a icterícia, a psoríase e o eczema.

Esses diferentes resultados dependem do comprimento de onda da luz emitida, que é diferente para cada tratamento. No caso do laser, a luz precisa ser monocromática, coerente e colimada, entre várias outras propriedades que definem a especificidade do equipamento. Já a luz pulsada emite luz com diferentes comprimentos de ondas, atingindo, assim, vários tipos de alvo como a melanina e vasos sanguíneos.

Quando comparamos os dois procedimentos, podemos dizer que cada um é indicado para determinado tratamento e que os resultados e o período de recuperação dependem de variáveis como a energia utilizada e a resposta individual do paciente.

A ação do laser na estética

Existem lasers com comprimentos de onda diversos e com vários efeitos, desde a remoção de tatuagem até o tratamento de lesões pigmentadas, rejuvenescimento da pele e depilação.

Quando o assunto é a melhora global da pele, uma das tecnologias mais consolidadas no mercado é o laser de CO2 fracionado. A principal aplicação desse laser é para o rejuvenescimento da pele, com melhora na aparência de sinais superficiais, rugas profundas, manchas, cicatrizes de acne, estrias, poros abertos e flacidez. Outros lasers utilizados no rejuvenescimento da pele são: erbiumglass, erbium YAG, Nd-YAG, entre outros.

Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada é uma tecnologia de grande utilidade no tratamento de diversas desordens clínicas e estéticas e é muito usada para promover o rejuvenescimento da pele. Ela atua melhorando as rugas finas, manchas e textura e também pode atenuar determinados tipos de olheiras, lesões vasculares e acne, assim como outros problemas dermatológicos.

A quantidade de sessões de laser ou luz pulsada deve ser indicada por um dermatologista, e pode haver algumas contraindicações – como em caso de gravidez. Por isso, é sempre aconselhável procurar uma clínica de confiança, com profissionais capacitados. Mas, antes de tudo, é primordial fazer uma avaliação prévia com seu dermatologista.

O direcionamento de um profissional adequado é essencial para garantir o sucesso do tratamento. Em todo procedimento estético, é sempre importante contar com um especialista de confiança para garantir que não vamos acabar caindo no conhecido “barato que sai caro”.

Até a próxima!

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Cinema Solidário e o jornal Update Skin. Mais no site www.clinicabrunovargas.com.br.

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>