QUESTÃO DE PELE: COMO AMENIZAR OS SINAIS DA IDADE NO COLO E PESCOÇO

19 de novembro de 2018 – 19:56

Olá!

Pescoço e colo são áreas expostas no corpo e, consequentemente, mais vulneráveis ao desenvolvimento de patologias como câncer de pele, por exemplo, e ao envelhecimento. O curioso é que, mesmo assim, muitas vezes as pessoas se esquecem de cuidar delas. Por isso, nesta edição vou falar de cuidados preventivos e também de procedimentos que ajudam a amenizar os sinais da idade nesses locais.

Antes de entrar nos cuidados, é importante apontar o que diferencia a pele dessa região de outras, como a da face. O primeiro aspecto é que pescoço e colo possuem menos glândulas sebáceas e, consequentemente, menor capacidade de cicatrização e maior probabilidade de desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas, as conhecidas quelóides.

É justamente por isso que todos os procedimentos nessa localização, sejam cirúrgicos ou minimamente invasivos, devem ser executados com critério. Procedimentos a laser, por exemplo, devem ser realizados com parâmetros de energia conservadores, quando comparado com a face.

Combinação de tratamentos

Uma forma eficiente para combater sinais de envelhecimento na região de pescoço e colo é a combinação de tratamentos.

Uma das etapas consiste no uso de bioestimuladores, ativos que estimulam a produção natural de colágeno pelo organismo, como ácido polilático ou hidroxoaptita de cálcio. Veja como eles agem:

– Ácido polilático (Sculptra®): combate a flacidez por meio da reestruturação da pele e de tecidos subjacentes. É indicado para suavizar as marcas que aparecem nos tecidos com o envelhecimento;

– Hidroxipatita de cálcio (Radiesse®): esse produto pode ser também usado como preenchedor, mas quando atua como bioestimulador, melhora a qualidade da pele e reduz a flacidez.

A fim de alcançar resultados ainda mais eficazes, é possível combinar a ação de bioestimuladores com procedimentos como o ultrassom microfocado, que reduz a flacidez, melhora o contorno facial e promove efeito lifting.

Atualmente, o equipamento com mais credibilidade no mercado para esse procedimento é o Ultraformer III, que gera calor na área tratada, provocando microlesões controladas, estimulando a produção de colágeno. A ação desse aparelho chega à chamada fáscia muscular, enquanto, as demais tecnologias a laser, o estímulo acontece apenas na pele.

A técnica é não invasiva e quem realiza o procedimento pode seguir suas atividades de rotina normalmente. A tecnologia utilizada permite que o médico dermatologista ajuste o aparelho de acordo a necessidade individual. É possível tratar isoladamente ou em associação a flacidez da pele, a flacidez muscular e o excesso de gordura, sendo que o que irá definir o tipo de tratamento será a ponteira utilizada durante a realização do procedimento.

Cuidados preventivos

A exposição diária da pele a luz sem proteção é responsável por 70% dos danos sofridos no órgão. Então, a proteção solar constante é fundamental para evitar que a pele da região envelheça precocemente. O hábito de passar filtro na face deve ser estendido para pescoço e colo!

Para evitar ressecamento, lembre-se também de incluir em sua rotina de cuidados o uso de hidratante. Pescoço e colo pedem dermocosméticos que são facilmente espalhados e que tenham ações contra radicais livres, como vitamina C.

Ao iniciar o uso de produtos anti-idade, o raciocínio é o mesmo: lembre-se de cuidar da região.

Até a próxima!

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Portal da Face (www.portaldaface.com.br) e o jornal Update Skin. Mais no site www.clinicabrunovargas.com.br.

Tag: , , , , , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>