QUESTÃO DE PELE: QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA MELASMA?

16 de janeiro de 2019 – 20:40

Olá!

O melasma pode ser uma condição frustrante e teimosa, que incomoda, principalmente, as mulheres. Cerca de 90% das pessoas que desenvolvem a mancha são do sexo feminino, afirma estudo da  Academia Americana de Dermatologia.

Tratam-se de manchas marrons escuras, que surgem mais comumente na face, geralmente na testa, bochechas e queixo. O melasma não causa diretamente nenhum mal, mas pode afetar psicologicamente quem sofre com ele.

Afinal, o que exatamente é o melasma?

O melasma é caracterizado por pigmentação marrom ou acastanhada. Embora a condição cause maior impacto nas mulheres, como falei acima, é possível que homens também desenvolvam melasma, o que é menos comum.

É sabido que o melasma tende a ocorrer mais em determinados tipos étnicos de pele, como em latinas e asiáticas. Por apresentar uma conexão com alterações hormonais, o melasma costumava ser chamado de “máscara da gravidez”, antigamente. Porém, percebeu-se que, apesar de ter na gravidez um forte fator de risco para apresentar melasma, ele não pode ser estritamente associado à gestação.

Quais são as causas?

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar.

O principal fator desencadeante é a exposição às radiações, como a  luz ultravioleta, à luz visível e a radiação infravermelha (calor). Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

Por se tratar de uma condição crônica, o melasma merece atenção por toda a vida. É possível clarear as manchas, mas isso não impede que, futuramente, outras possam aparecer. Nessa linha, após o clareamento, deve ser feita manutenção permanente.

Como tratá-lo?

Como falei anteriormente, por não ter cura, não existe uma poção mágica para acabar com o melasma, mas isso não significa que a mancha não possa ser controlada. Existem ótimos tratamentos que podem ajudar bastante.

Uma opção é o uso de tratamentos a laser. Atualmente, uma moderna tecnologia tem auxiliado no controle do melasma, o laser PicoWay® é usado em um procedimento pouco invasivo e que atende pessoas com qualquer tipo de pele.

Com pulsos em picossegundos, ele provoca a microfragmentação da melanina. Dessa forma, ela se quebra em pedaços infinitamente menores do que equipamentos mais antigos são capazes. Isso facilita e agiliza o procedimento. O grande diferencial da tecnologia é a ausência de calor gerado na pele, ou seja, o equipamento trabalha utilizando o efeito mecânico e não o efeito térmico (outros lasers).

Vale lembrar que o laser só é indicado em casos bem específicos, de acordo com características individuais da paciente. Inclusive, lasers fracionados e luz pulsada não são recomendados, pois agridem o melanócito e pioram as manchas.

O ácido tranexâmico pode ser uma das indicações. Aplicado através de uma agulha fina na mancha, na camada intermediária da pele, ele bloqueia os estímulos que fazem com que o melanócito produza mais pigmento. Dessa forma, a pele fica protegida e novas manchas são impedidas de aparecer ou, ainda, as que já existem escurecem. Quando associado ao tratamento oral e tópico, os efeitos são ainda melhores.

Existem ainda outras opções de tratamentos que, combinados, podem oferecer resultados bastante positivos. Contudo, é fundamental a avaliação de um dermatologista. Somente ele poderá indicar a melhor opção para você.  

Também é importante estar atenta aos cuidados básicos, como uso constante de filtro solar, além de chapéus ou bonés durante a exposição à luz solar.

Mantenha cuidados redobrados no verão!

Até a próxima!

 

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Portal da Face (www.portaldaface.com.br) e o jornal Update Skin. Mais no site www.clinicabrunovargas.com.br.

Tag: , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>