QUESTÃO DE PELE: TECNOLOGIA A FAVOR DA PELE

12 de setembro de 2018 – 19:03

Olá!

A beleza da pele envolve tanto questões faciais quanto corporais. Firme, hidratada e suave ao toque são algumas das características tão desejadas, da cabeça aos pés, para essa camada superficial. Com o passar dos anos, nossa genética e hábitos de vida levam a transformações que culminam no envelhecimento cutâneo. A perda de água e colágeno é visível, alterando a textura e o viço da pele. Por isso, a tecnologia avança com o que há de mais inovador para recuperar a saúde e a beleza da face e do corpo.

Existem diversos equipamentos capazes de recuperar colágeno e renovar a pele. Atualmente, vale destacar a ação do ultrassom microfocado, para a área do rosto, e macrofocado, para o corpo, bem como as mais recentes versões de radiofrequência.

Ultrassom microfocado e macrofocado

Os equipamentos de ultrassom, que cuidam da beleza da face e do corpo, geram ondas em várias camadas de pele e tecidos subjacentes com o objetivo de induzir o processo de formação de fibras de colágeno.

Esse estímulo do ultrassom microfocado é capaz de amenizar a flacidez, promovendo o efeito lifting e, consequentemente, a melhora do contorno facial. A tecnologia também trata o excesso de gordura que acumula sob a pele. Ou seja, a famosa “papada” pode ser tratada, além de ser possível promover o lifting da área dos olhos sem a necessidade de cirurgia, mas com muita precisão. Outro tratamento que não precisa de bisturi é a bichectomia com o próprio aparelho, favorecendo quem deseja mudar o rosto arredondado.

A flacidez também é alvo do tratamento como o ultrassom macrofocado, que atua no corpo. Sua proposta é também reduzir a gordura localizada (por exemplo, no abdômen e na região interna das coxas), uma vez que atinge camadas profundas, provocando a destruição de células indesejadas. Podem ser tratados também o abdômen, joelho, gordurinha do sutiã, culote e flancos, entre outras áreas.

Avanços com a radiofrequência

Já a radiofrequência, que há alguns anos já está nos protocolos de tratamentos faciais e corporais, está se desenvolvendo cada vez mais, com melhorias tecnológicas. A radiofrequência monopolar, com ação mais profunda, trata com eficiência a flacidez da pele, além de amenizar a gordura localizada. Pode ser usada no rosto, no corpo e, inclusive, na região íntima.

Bioestimuladores fazem parte do avanço

Os equipamentos tecnológicos já provaram a eficácia nos tratamentos faciais e corporais. Já os bioestimuladores de colágeno também merecem destaque nesse cenário. Um deles é o ácido polilático, hoje muito usado nos consultórios dermatológicos para rejuvenescimento. No rosto, ele tem importante ação contra a flacidez, melhorando a firmeza da pele e o contorno facial.

Já no corpo, a ação estimuladora de colágeno, favorece e muito a textura da pele. Flacidez no abdômen, glúteo, no braço, no culote e em outras partes do corpo podem ser amenizadas com o ácido polilático, modelando o corpo.

De toda forma, seja qual for o objetivo de cada paciente em termos de rejuvenescimento facial e corporal, é fundamental a consulta com o dermatologista, para que seja definido a melhor estratégia de tratamento.

Até a próxima!

Bruno Vargas é dermatologista, graduado pela UFMG, e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além de estar à frente da Clínica Bruno Vargas, é responsável por diversos projetos, como o Portal do Melasma (www.portaldomelasma.com.br), o Portal da Face (www.portaldaface.com.br) e o jornal Update Skin. Mais no site www.clinicabrunovargas.com.br.

Tag: , , , , , , , ,

Comente:

O endereço de email não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>